Colonia del Sacramento

Conhecer Colonia del Sacramento foi como ser teletransportada a uma época muito legal da história.

Ela foi fundada em 1680 por Portugal e acabou sendo um importante centro comercial e militar. Ela é a única cidade do Uruguai que foi colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Depois de ser fundada pelo português Manoel Lobo, em agosto do mesmo ano, a cidade foi tomada pelos espanhóis. Esta foi a primeira de sete trocas do poder, em que os portugueses e espanhóis se alternavam no comando da cidade, até que em 1778, ela passou a se tornar definitivamente da Espanha.  DSC01296

Nós conhecemos Colonia em um bate e volta de Buenos Aires através de buquebus, uma grande balsa que faz o transporte de pessoas e veículos pelo Rio de la Plata, e nunca mais iremos esquecer, pois seu centro histórico foi todo preservado com suas características originais, com direito a um portão enorme de madeira, as primeiras casas ainda de pé, as ruas de pedras e toda a arquitetura da época.

Esse passeio foi o primeiro que fizemos sem nenhum tipo de roteiro, apenas nos permitimos caminhar pelas ruas sem um rumo definido podendo observar as ruínas e casarões históricos. Porém recomendamos você pegar o seu mapa junto ao portão no centro de informações turísticas, assim você não se perde e deixa de fazer passeio bacanas durante o dia.

DSC01239

A rua mais famosa de Colonia del Sacramento é a Calle de los Suspiros, que é a mais antiga de todas. As pedras ainda são as originais e as casas são da época do primeiro período colonial. Nessa rua não passam carros para conservação, porém pedestres são permitidos.

Veja aqui nosso roteiro completo de Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento recebeu em 1995 o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO. E o que gera a maior curiosidade, é que a maioria das casas tem portas e janelas fechadas e não dá para saber se alguém mora ali ou se elas ficam o tempo todo assim trancadas. Adoraria poder olhar pela frestinha da janela, confesso!

O estilo de Colonia me lembra bastante a cidade de Paraty no Rio de Janeiro e também St Augustine aqui na Flórida, que foi a primeira cidade dos Estados Unidos que mostramos aqui !

DSC01223

A Avenida General Flores já possui construções um pouco mais recentes e rodeada de árvores altas, onde pudemos nos sentar na sombra e contemplar um pouco do ventinho que passava na hora. Fôlego retomado, fomos conhecer a Plaza Mayor, onde encontramos a maioria dos museus, como o Museo Portugués que tem réplicas de móveis e uniformes usados pelos portugueses, o Museo Municipal que possui um acervo com objetos e documentos de diferentes períodos da colônia e o Museo Naval que mostra a história dos conflitos marítimos que fizeram parte de toda a história da cidade.

Nunca mais iremos esquecer Colonia del Sacramento. Quem sabe um dia voltar e dormir lá, podendo passar o dia inteiro conhecendo cada cantinho dessa história!

Segue o site do Buquebus – www.buquebus.com

Conte sua experiência por lá!

 

●●● ●●● ●●●

Veja os nossos roteiros e tire ideias!
➜ Oferecemos consultoria completa para viagem a Orlando + Las Vegas + NY e Miami
➜ Armazenamento de encomendas, malas e transfer de malas com a M&P Imports. Veja como aqui!
➜ Mais informações sobre envio pro Brasil e dia de compras aqui!